Polícia

Número de homicídios no Uberaba reduziu 100%, diz PM

25 out 2012 às 13:02

O número de homicídios na área da Unidade Paraná Seguro (UPS) do bairro Uberaba, em Curitiba, reduziu em 100% nos últimos 32 dias, segundo informações da Polícia Militar (PM).

"Não houve nenhum homicídio na área; já no mesmo período do ano passado, foram registrados três", afirmou a comandante da unidade, tenente Caroline Costa. De acordo com ela, entre os dias 22 de setembro e 24 de outubro deste ano, também houve redução na quantidade de roubos em relação a 2011. "O número de ocorrências deste tipo caiu de sete para três, ou seja, 57% menos que no ano passado", ressaltou.


Para a tenente, as quedas dos índices se devem, entre outros motivos, à confiança da população na PM. "A ajuda da comunidade é essencial; as denúncias resultam em muitas prisões. Na segunda-feira [22], por exemplo, prendemos uma mulher que estava furtando um mercado porque a população nos denunciou rapidamente", lembrou Costa.


As informações podem ser passadas diretamente aos policiais da UPS ou de forma anônima, pelos telefones 190 (emergência da PM) e 181 (narcodenúncia).
UPS - A unidade, implantada no dia 1º de março deste ano, é a primeira do Paraná. Além do Uberaba, Curitiba possui UPSs nas vilas Sandra, Sabará, Verde, Caiuá e Nossa Senhora da Luz – todas na CIC – e nos bairros Parolin, Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru.


Na quarta-feira (24), a primeira UPS do interior, em Cascavel, foi inaugurada oficialmente. Segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, Londrina será o próximo município a receber uma base de policiamento comunitário. Ele adiantou também que o programa chegará a Foz do Iguaçu e outras cidades onde existam áreas com elevadas taxas de criminalidade.

O projeto das UPSs é similar ao da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. No Paraná, porém, não há participação do Exército, e sim das Polícias Militar e Civil. (Atualizada às 13h)


Continue lendo