Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crime virtual

Nucibe e MPF está de olho no Orkut

Redação Bonde
08 jun 2006 às 16:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Orkut tem hoje com 17 milhões de perfis - 72% são de brasileiros. Mas uma série de problemas gerados a partir da comunidade virtual está fazendo com que as pessoas começam a se questionar se realmente vale a pena a exposição exigida pela rede. Vírus, mensagens falsas e incentivo ao crime organizado, têm feito com que muitas pessoas cancelem seus perfis e deixem a comunidade - o que já ganhou o apelido de "orkutcídio". A prática criminosa através da comunidade colocou o Orkut na mira da polícia.

Esta semana o Núcleo de Combate aos Ciber Crimes (Nucibe) pediu à Justiça a quebra de dados telemáticos (quebra de sigilo de dados da web) de 56 perfis cadastros do Orkut. São perfis que fazem apologia à pedofilia, ameaça, calúnia, injúria e crime contra a honra. Os escritórios do Google no Brasil e nos Estados Unidos também serão comunicados. Desde o mês de abril, o Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos, do Ministério Público Federal de São Paulo, está pedindo a quebra de sigilo de 17 comunidades do Orkut que tratam de pedofilia e racismo. Cansado de esperar pela resposta, MPF pediu à Justiça Federal a abertura de inquéritos policiais para apurar a responsabilidade dos diretores da Google Brasil pelos crimes de desobediência e

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Superexposição

Leia mais:

Imagem de destaque
Anos de violência

Filha denuncia violência doméstica sofrida pela mãe, e padrasto foge da PM

Imagem de destaque
Alto Paraná

Acidente com três carros mata dois cavalos no noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Vítima tem cinco anos

Polícia Civil prende mãe e padrasto acusados de torturar e lesionar criança no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Colisão transversal

Mulher morre e sete passageiros ficam feridos em acidente na BR-376

De acordo com o livro livro Orkut.com - como você e sua empresa podem tirar proveito do maior site de relacionamentos do Brasil, do publicitário curitibano André Telles, algumas empresas já utilizam o site para selecionar e até mesmo espionar os funcionários. No livro ele faz considera que o Orkut é uma ferramenta de oportunidade de negócios, onde é possível avaliar perfis demográficos e psicológicos e orienta as pessoas a pensarem bem antes de aderir a comunidades.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade