O Ministério Público (MP) Federal em Cascavel denunciou 40 pessoas envolvidas na Operação Liderança pelo crime de tráfico internacional de drogas. Entre os denunciados estão Carlos Arias Cabral, conhecido como Líder Cabral e considerado o maior traficante de maconha do Paraguai para o Brasil, além do policial rodoviário Estadual Jair Eichelberger, que prestava serviços ao grupo criminoso.
A denúncia foi ajuizada na última terça-feira e a maioria dos réus estão presos desde o dia 14 de julho.
A investigação começou em maio de 2009, quando foram apreendidas 7,8 toneladas de maconha em Guaíra, na região Oeste. Em interceptações telefônicas foi constatada a existência de uma organização voltada para prática do tráfico nacional e internacional de drogas através de uma complexa rede operacional dividida em núcleos criminosos.
A organização criminosa era responsável pelo envio do entorpecente de origem paraguaia no território nacional – especialmente para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Constam na denúncia o envolvimentos de crimes de tráfico transnacional de drogas, associação e financiamento para o tráfico e colaboração de informante para o grupo criminoso investigado.