A Polícia Federal de Guaíra tem registrado aumento da apreensão de drogas com menores, além de contrabandos de cigarros e produtos comprados no comércio paraguaio. Só de quarta-feira para quinta a polícia apreendeu mais 22,3 quilos de maconha. Outras cinco pessoas foram presas por descaminho de mercadorias.
Na primeira ocorrência, foi preso por uma equipe de policiais federais Laerte Gomes, morador de Guaíra, que estava com um tablete de maconhaque pesou 6,7 Kg. Sua prisão ocorreu em ônibus que seguia de Guaíra para Umuarama, quando o coletivo atravessava de balsa o rio Piquiri, na BR 272, entre os municípios de Terra Roxa e Francisco Alves.
Policiais destacaram dois fatos atípicos nesta apreensão: o primeiro é que a prisão ocorreu exatamente no momento em que passava pela balsa o caminhão da PF transportando mais de 9 toneladas de maconha para a incineração no município de Perobal/PR.
Outra fato é que o tablete tinha até alça para transporte, fato inusitado até o momento.
Na manhã desta quinta-feira (24) dois menores foram apreendidos transportando maconha e munição de uso restrito. Um adolescente de 14 anos estava com uma bolsa contendo 7,5 Kg de maconha e o outro com uma mochila que continha 8,1 Kg do alucinógeno.
Além da maconha, este segundo menor também tinha uma caixa de munição para pistola calibre ponto 40, de uso restrito. Segundo o relatório da PF, ambos estavam prestes a embarcar em ônibus que os levaria até Londrina, cidade onde dizem morar. Somente neste ano 36 menores já foram apreendidos pela Polícia Federal de Guaíra.