A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Dunamis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de roubo e furto a caixas eletrônicos de instituições bancárias de todo o estado do Paraná através do uso de explosivos
A operação mobilizou para a deflagração cerca de 140 policiais federais, 26 policiais rodoviários federais e também contou com o apoio de duas aeronaves da PRF, cães farejadores e do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da PF. Os policiais atuaram no cumprimento de 17 Mandados de Prisão Preventiva, 30 Mandados de Busca e Apreensão, 7 Mandados de Condução Coercitiva. Dezesseis pessoas foram presas e uma segue foragida.
As investigações que acompanharam o grupo desde o ano passado mostram que as ações ocorreram em Curitiba, Londrina, Matinhos e Piên, mas os suspeitos também podem ter participação em diversos assaltos semelhantes em outras localidades. Os ataques realizados pela organização, sediada em São José dos Pinhais, incluem explosões a caixas eletrônicos instalados em agências bancárias, hospitais, supermercados e em uma Universidade.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa armada, roubo qualificado, furto qualificado, receptação e lavagem de dinheiro.