Polícia

Mais de 5 mil policiais participam de operação no Paraná

06 fev 2013 às 08:46

Policiais militares deram início hoje à Operação Nhapecani II. Até às 6h da manhã desta quinta-feira (7), equipes vão intensificar as ações de combate à criminalidade.

Segundo a assessoria do 5º Batalhão da PM em Londrina, a operação começou com abordagens nos ônibus de linha que passam pelo Terminal Rodoviário. O efetivo também vai realizar fiscalizações nas ruas com a abordagem de motoristas e pedestres, além de vistorias nas carceragens da cidade para apreender armas, drogas e outros objetos proibidos.


No Paraná, a operação reúne cerca de 6 mil agentes de Segurança Pública, sendo quase 5,2 mil policiais militares.


A incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), tanto às residências contra o comércio, assim como os casos de roubos e furtos em veículos devem ser reduzidos com esta ação. Para atingir estes objetivos, durante a operação, os policiais vão realizar batidas, abordagens e mais de 500 pontos de bloqueios, fiscalizando todos os tipos de veículos e estabelecimentos comerciais.


"Estes pontos são fixos, mas também flexíveis, até porque, se os policiais permanecerem muito tempo em apenas um local, eles deixam de funcionar, uma vez que as pessoas podem evitar passar por ali", comentou o coronel Vilmar Becker, Subcomandante Geral da PM. Somente em Curitiba, quase 100 pontos de blitz vão ser realizados ao longo de toda a operação.

Para o Supervisor Operacional da Polícia Rodoviária Federal, Lyer Woczikosky, a integração das forças com a Polícia Judiciária é muito importante. "Quando todas as forças trabalham unidas, o resultado final é bem melhor e traz mais benefícios à população", enfatizou. (Atualizado às 11h52)


Continue lendo