Polícia

Ladrão escolhia vítimas pelo cheiro da carga transportada

06 mar 2014 às 12:24

Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) foram até a cidade de Cajati (SP) e prenderam em flagrante, na última semana, um membro de uma quadrilha de roubo de cargas. Janio Silva Bezerra dos Santos, 21 anos, fazia parte de um bando especializado em assaltos a cargas de pneus. Ele e seu grupo agiam de maneira inusitada para escolher suas vítimas.

"Todos os assaltos às cargas de pneus praticados por esta quadrilha se davam de uma maneira um tanto quanto primitiva: os assaltantes começavam a 'bater' os postos de combustíveis, cheirando as cargas transportadas pelos caminhões. Quando sentiam o cheiro de pneu, os assaltantes davam voz de assalto ao motorista", contou o delegado-adjunto da DEDC, Matheus Laiola.


Na manhã da última quinta-feira (27), um caminhão carregado com pneus estava parado em um posto de combustível em Antonina, litoral do Estado, quando foi abordado por quatro membros da quadrilha vinda de São Paulo. O motorista foi rendido e a carga roubada. Os policiais da DEDC foram acionados e imediatamente começaram a investigar o fato.


Depois de troca de informações entre as polícias do Paraná e São Paulo foi possível a captura de Santos. "Ele foi capturado pela Polícia Civil de Cajati, na manhã da última sexta-feira, sendo que os policiais da DEDC se deslocaram até aquela cidade para a remoção do preso e formalização da prisão em flagrante", explicou Laiola.


"Ele foi autuado em flagrante por roubo e associação criminosa, sendo que acabou confessando a prática do roubo, dizendo que praticou aproximadamente dez roubos de cargas de pneus na Rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais", salientou Laiola.


No interrogatório, Santos disse que foi a primeira vez que a quadrilha veio até o Paraná para praticar assalto. "Ele nos disse que eles não queriam vir porque aqui é mais difícil roubar, em razão do trabalho das polícias", contou o delegado.

"Temos informações de que a carga de pneus foi para Santa Catarina, sendo que estamos trocando dados com a Polícia Civil de Santa Catarina para recuperarmos a carga. Essa quadrilha é de São Paulo e estamos investigando para que possamos prender todos os membros", disse o delegado-titular da DEDC, Marcelo Lemos de Oliveira.


Continue lendo