Polícia

Homicídios aumentam 28% em Curitiba

15 nov 2011 às 14:38

O número de homicídios dolosos caiu 6,9% em Curitiba e 7,1% na região metropolitana, na comparação entre os dez primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado. O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, determinou que o empenho na luta pela diminuição das taxas de homicídios seja intensificado.

Outubro foi o mês que registrou menor número de homicídios, na capital, desde 2009. Foram 45 assassinatos, 28,5% a menos que 2010, quando houve 63, e 30,7% menos que o ano anterior, quando foram registrados 65. Na região metropolitana, o número se manteve praticamente inalterado. Foram 72 homicídios em outubro do ano passado, contra 71 no mesmo mês deste ano.


Na capital, os assassinatos, de janeiro a outubro do ano passado, chegaram a 625, 28,6% a mais que em 2009, quando a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) começou a fazer o levantamento mais criterioso do número de mortes no Paraná.


Segundo o delegado-geral, Marcus Vinicius da Costa Michelotto, o resultado positivo, conquistado este ano, pode ser atribuído ao empenho sem medida dos policiais civis e forças de segurança do Estado. "Essa conquista foi possível graças ao estímulo e capacitação que os policiais têm recebido ao longo dos meses".


De acordo com o delegado-chefe da Delegacia de Homicídios, Rubens Recalcatti, o trabalho da DH na investigação de inquéritos antigos, de três, e até de dez anos atrás prendeu diversos assassinos. Outra ação desenvolvida na capital foram operações frequentes com prisões e buscas nas regiões mais violentas da capital. "A pontualidade com que temos conseguido chegar aos locais de homicídios também tem sido de grande relevância, porque conseguimos efetuar prisões de imediato", ressalta.

RMC - Dos 22 municípios que pertencem à RMC, o que mais apresentou resultados positivos foi Pinhais, com queda de 51% na taxa dos homicídios dolosos, de janeiro a outubro deste ano, chegando a 51 casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram registrados 104 assassinatos. Campina Grande do Sul ficou em segundo lugar, com 47,8% a menos, o que significam um total de 24 mortes. Em 2010, foram registrados 46 casos. Em Araucária, a redução foi de 27,5%, e, em São José dos Pinhais, de 18,6% (com AEN).


Continue lendo