Dois homens foram presos por pesca ilegal na última segunda-feira (6), durante um patrulhamento aquático da Polícia Ambiental de Umuarama no Rio Piquiri, próximo ao Recanto do Apertado. De acordo com a polícia, a dupla pescava com uma tarrafa em uma corredeira. Junto com eles, foram apreendidos mais de 30 quilos de peixe.
Após a prisão, durante o deslocamento da equipe até a delegacia, os policiais encontraram outras duas pessoas pescando irregularmente na região. Porém, ao perceber a presença dos policiais, a dupla fugiu e abandonou os materiais de pesca e uma motocicleta.
Além de responderem criminalmente pela pesca irregular, os detidos serão autuados administrativamente por pesca em local não permitido e por pesca com material proibido.
A Polícia Militar alerta que a pesca profissional é proibida em toda a extensão do Rio Piquiri e a pesca amadora em suas corredeiras, conforme prevê a Instrução Normativa nº 26/2009 do IBAMA, e a pena para quem pratica esse tipo de crime é de detenção de 1 a 3 anos e multa, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.