Três carros foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (7) transportando mais de 100 mil mídias de DVDs virgens, as quais seriam utilizadas para a falsificação de filmes em DVD's. A operação foi desencadeada por Policiais Civis do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos de Maringá, após denúncia de que vários veículos estariam vindo de Foz do Iguaçu carregados de mercadorias contrabandeadas utilizadas para a pirataria.
De acordo com o delegado do Nurce, Fernando Ernandes Martins, os policiais identificaram os veículos suspeitos e os seguiram pela BR-376, até a entrada de Rolândia, onde foram abordados. Quatro homens e um adolescente de 13 anos foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Rolândia. Os produtos vinham do Paraguai e seriam distribuídos em Londrina. Os carros apreendidos eram uma Mercedes-Benz Classe A, um VW/Fox e um Fiat Tipo, todos eles financiados em nome de terceiros.
Segundo o delegado, o grupo contou que ia para o Paraguai a cada 15 dias buscar mercadorias. "É um crime lucrativo, pois eles compram um tubo de DVDs virgens no Paraguai por US$ 13 e vendem pelo dobro", conta. A mercadoria e os carros foram encaminhados para a delegacia da Receita Federal em Maringá. Os integrantes do grupo foram liberados após serem ouvidos e identificados. Os presos na operação são os londrinenses Osmar Aparecido, 38 anos, Valdemir Martins Pereira, 31 e Atus Francisco Souza da Silva, 28, além de Rafael Ângelo da Silva, de 28 anos e um adolescente de 13 anos, de Rolândia.