Uma operação bate-grade da Polícia Militar, nesta segunda-feira (21), evitou uma tentativa de fuga de presos na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) II. Na ação, aparelhos celulares, serras, pé de cabra, brocas e maritaca (tipo chave de roda para forçar aberturas) foram apreendidos. Esses materiais, segundo o setor de inteligência do Departamento de Execução Penal (Depen) do Paraná, poderiam ser utilizados em uma fuga iminente sendo utilizados para serrar grades das celas. A tentativa foi detectada por equipes da inteligência do próprio Depen e também da Polícia Militar.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão da PM, major José Luiz de Oliveira, por volta das 2h30 desta segunda-feira (21), uma equipe do Pelotão do Choque abordou uma mulher, de 26 anos, e duas adolescentes, de 16 e 15 anos, com as quais foram apreendidos R$ 1.480,00 em dinheiro, além de pequenas quantidades de cocaína, crack e maconha, um revólver calibre 38 e 50 munições de calibre 38.
"No celular da mulher, os policiais encontraram mensagens relacionadas com um plano de fuga da PEL II, que poderia ocorrer ainda nesta semana. Na cela, a coluna que fica no meio da janela já estava torta, o que facilitaria a passagem dos presos", explica o major.
A Corregedoria do Depen vai investigar e apurar responsabilidades sobre a entrada desses objetos na carceragem.