Quase 220 mil produtos contrabandeados por sacoleiros foram apreendidos pelas polícias Civil e Militar nestes 13 dias de Operação Foz Segura. O cigarro foi a mercadoria mais apreendida. Foram cerca de 200 mil maços até esta quarta-feira (23). Também foram apreendidos aproximadamente 2 mil aparelhos celulares, videogames, relógios, televisões, aparelhos de som e equipamentos de informática.
Mais de 9 mil pessoas foram abordadas e 174 foram detidas, durante a operação, que conta com a participação de mais de mil policiais. Nesse período, apenas seis homicídios foram registrados na cidade, que tinha uma média de pelo menos uma pessoa assassinada por dia. Vinte e cinco armas de fogo e quatro armas brancas também foram apreendidas, mais de 80 mandados de prisão foram cumpridos e 12 carros foram recuperados.
De acordo com dados divulgados pela Delegacia da Receita Federal, estima-se que R$ 5 bilhões em mercadorias entraram ilegalmente no país em 2004, por Foz do Iguaçu. A Receita estima ainda que o contrabando tenha gerado prejuízos ao país em torno de R$ 1 bilhão em tributos, só no ano passado.
Informações da AEN