Cinco homens foram presos e 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta segunda-feira (18) em Andirá, no Norte Pioneiro, durante operação da Polícia Militar e Civil, que investiga a prática de extorsão por parte de empresas do setor de vigilância. Os detidos devem responder pelos crimes de milícia armada, formação de quadrilha e posse ilegal de armas.
Segundo informações do 18º Batalhão da PM de Cornélio Procópio, residências que não possuíam o selo de segurança das empresas envolvidas no esquema eram alvos de furtos e arrombamentos. Até o final da tarde, a PM não informou os nomes dos detidos, mas disse que alguns suspeitos já têm passagens pela polícia.
Assim, a ação criminosa obrigava o morador prejudicado a procurar o serviço de vigilância com a instalação de alarmes para evitar novos assaltos. A PM ainda confirmou que as empresas trabalhavam de forma irregular. Além disso, a polícia suspeita que existia forte concorrência entre empresas para domínio das áreas do município.
Com o apoio do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) de Londrina, os policiais localizaram seis armas nas residências dos envolvidos, sendo três espingardas, pistola 380, revólver 38 e 32, além de munições de diversos calibres.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão também foram encontrados rádios comunicadores, celulares, capa de coletes para identificação da empresa e documentos com comprovantes dos pagamentos exigidos. A polícia ainda apreendeu uma motocicleta durante a operação.
(Atualizado às 18h35)