Polícia

Doze são presos pela polícia durante operação conjunta

18 abr 2010 às 19:51

A Força Samurai cumpriu 14 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, na madrugada deste domingo (18), por meio de uma mega operação realizada em Cantagalo e Guarapuava, o que resultou na prisão de 12 pessoas e apreensão de dinheiro, drogas e veículos. Participaram da ação policiais militares dos 1º, 3º e 16º Batalhões da Polícia Militar (com as Rotams – Rondas Tático Motorizadas), das 1ª e 2ª Companhias Independentes da PM, da Companhia de Polícia de Choque (Comandos e Operações Especiais – COE, e Canil), além da 14ª Subdivisão de Polícia Civil.

"O mais importante neste tipo de operação é a contribuição feita pela comunidade, que repassa informações de atos ilícitos cometidos na região, as quais ajudam a PM no estudo dos suspeitos resultando, se comprovadas as denúncias, na prisão dos mesmos", afirma o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. "O reflexo destas ações se dá na melhoria da segurança pública para a comunidade em geral", completa.


A partir dos mandados de prisão foram presos João Juarez da Silva, 44 anos; José Antônio de Andrade, 53 anos, Joilson Ribas dos Santos, 34 anos; Vitória Myska, 46 anos; Juliano Mendes Padilha, 27 anos; Toniel Cordeiro, 26 anos; Leoni Dias de Oliveira, 32 anos (todos com antecedentes criminais). Também foram presas três pessoas que possuam mandado de prisão, mas não tinham antecedentes: Itacir Loraschi, 19 anos e Amanda Cristina Taborda, 26 anos e Maria Helena de Souza Silva, 40 anos.


FLAGRANTES


Mesmo sendo uma operação com pontos e pessoas definidas, também ocorreram flagrantes. André Alan da Cruz, 24 anos (com antecedentes) foi detido por adulteração de identificação de veículo; Silvana Ribeiro Soares dos Santos, 31 anos (com antecedentes) foi encaminhada à delegacia para interrogatório e liberada em seguida. Jorge Freitas de Moraes, 32 anos, não foi preso na operação porque já se encontrava detido na 14ª Subdivisão de Polícia quando foi expedido o mandado.


Os mandados de busca e apreensão resultaram na localização de R$ 1,164,00 em dinheiro, 139 pedras de crack, um pouco de cocaína, 60 maços de cigarros contrabandeados, seis veículos, uma balança de precisão digital e um volume com matérias contrabandeados diversos; todos os materiais foram apreendidos. Os mandados foram expedidos pela Comarca de Guarapuava e para cada um de busca e apreensão também havia um de prisão, no entanto, duas pessoas não foram localizadas.


CIDADE SEGURA


Mas além dessa operação, a Polícia Militar está realizando, em parceria com a Polícia Civil, há cerca de dois meses, nas principais cidades do estado, a "Operação Cidade Segura", que tem como objetivo prevenir crimes violentos como, por exemplo, homicídios. "A participação do Ministério Público e a integração entre as polícias é o mais importante para levar a sensação de segurança à população", aponta Rodrigo.

A ação é desencadeada por cerca de mil policiais militares e civis, simultaneamente, em Curitiba e cidades da região metropolitana, Maringá, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama e Ponta Grossa, em locais e horários específicos, apontados pelo Geoprocessamento - Mapa do Crime, da Secretaria de Estado da Segurança Pública. De acordo com o comandante da PM, estas operações continuarão acontecendo.


Continue lendo