Polícia

Dez detentos serão transferidos do Centro de Triagem em Londrina

20 fev 2014 às 11:31

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Katsujo Nakadomari, determinou nesta quinta-feira (20), a transferência de dez detentos do Centro de Triagem (CIT) da 10ª SDP de Londrina. Em entrevista ao Bonde, o delegado chefe da Polícia Civil de Londrina, Márcio Amaro, disse ter sido comunicado sobre a determinação nesta manhã.

Até esta quinta-feira, o CIT abrigava 19 detentos. O local tem três celas e capacidade para nove pessoas. Ainda conforme o delegado, o juiz afirmou que vai tentar a transferência de novos presos amanhã. Os detentos transferidos devem ir para o Centro de Custódia, que receberá um reforço do efetivo da Polícia Militar.


A situação do Centro de Triagem é crítica desde a interdição das carceragens dos 4º e 5º Distritos Policiais (DPs) de Londrina, que ocorre justamente devido a superlotação.


Com condições precárias no CIT, os detentos têm se rebelado. "O CIT é um local impróprio para eles permanecerem. Não tem ventilação e condições mínimas de higiene. Alguns detentos ainda têm problemas de saúde e a situação se agrava", explicou Márcio Amaro. Na manhã desta quinta houve um princípio de revolta e o delegado precisou intervir. "Conversei com eles, expliquei que alguns seriam transferidos e a situação se acalmou um pouco", comentou.

Apesar da melhora da situação com a transferência, a medida não deve resolver o problema, já que novos presos devem ser encaminhados para o local, por falta de opção. "Esse problema deve ser tratado de forma mais ampla com a abertura de vagas. Se não aqui, na região", finalizou Márcio Amaro.


Continue lendo