A Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal iniciaram nesta terça-feira (26) a Operação Columbus, com o objetivo de desmontar um esquema internacional de sonegação de impostos. O grupo atuava em Taiwan, Estados Unidos, Paraguai e Brasil e as estimativas são de que movimentava US$ 250 milhões em produtos eletrônicos e de informática.
Segundo comunicado da Receita, as autuações contra as empresas do esquema deverão atingir R$ 50 milhões relativos a operações realizadas entre 2004 e março deste ano. As investigações tiveram o apoio do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e duraram 11 meses, segundo a nota da Receita. As informações são da Agência Brasil.
Com isso, foram cumpridos os oito mandados de prisão temporária expedidos pelo Juízo Federal Substituto da 2ª Vara Criminal de Curitiba. Ainda estão sendo cumpridos 39 mandados de busca e apreensão nos cinco estados.
Segundo a assessoria de imprensa, que dará mais informações numa coletiva na sede da Polícia Federal de Curitiba , os integrantes do grupo são suspeitos da prática dos crimes de descaminho, formação de quadrilha, falsidade ideológica, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.