Polícia

Denarc apreende 1 tonelada de cocaína em SP

23 jul 2004 às 17:42

A polícia apreendeu uma tonelada de cocaína que estava dentro de uma Kombi branca, no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Segundo o Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), foi a maior apreensão da droga no Estado.

A cocaína foi encontrada no momento em que o vendedor Emerson Ribeiro, 30, e o cortador de couro Marcos Francisco da Silva, 36, iriam entregar a droga para traficantes, na tarde da última terça-feira. Eles foram presos e outros dois homens fugiram.


Policiais do Nape (Núcleo de Proteção às Escolas) investigavam, havia seis meses, a atuação de empresas ligadas ao setor de distribuição de produtos de uso farmacêutico, usados na produção de cocaína para aumentar o volume do entorpecente. A lidocaína, um anestésico, e a cafeína, estimulante, são os principais produtos usados na mistura.


No monitoramento feito pela polícia, os acusados fariam a entrega de um carregamento de lidocaína. Os policiais foram até o local do encontro e descobriram barricas com etiquetas da substância, importada de uma empresa indiana. O pó branco foi apreendido e constatou-se que era cocaína.


Ribeiro, um dos detidos, era funcionário de um laboratório. A nota fiscal que acompanhava as barricas de produtos químicos foi emitida por uma distribuidora de Osasco, Grande São Paulo.


Segundo a polícia, a lidocaína e a cafeína são negociadas até em encontros em shoppings. O preço do quilo da lidocaína varia entre R$ 300 e R$ 400.


"Temos de ficar atentos a essas distribuidoras de produtos químicos, que usam suas empresas como fachada para o tráfico de drogas", disse o diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza.

Informações da Folha Online


Continue lendo