Polícia

Delegacias serão avaliadas em pesquisa internacional

24 out 2007 às 17:42

Quinze delegacias de Curitiba participam de avaliação simultânea, realizada em mais sete capitais brasileiras e em outros 25 países, sobre como a polícia trata o cidadão. A pesquisa, apoiada pela Secretaria da Segurança Pública, é uma iniciativa da Altus – organização internacional sediada na Holanda e que desenvolve projetos nas áreas de segurança pública e justiça criminal. O levantamento busca estabelecer um diálogo entre população e policiais sobre a transparência e a qualidade no atendimento. As delegacias começaram a receber as equipes nesta quarta-feira (24).

"O objetivo deste trabalho é levar a sociedade a conhecer uma delegacia e também destacar os pontos positivos de cada uma delas para que possam ser utilizados em outras unidades", explicou pesquisador Pedro Bodê, do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná, que vai contribuir com a coordenação da pesquisa local.


No Brasil, quem está coordenando as atividades é o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (CESeC), em parceria com organizações não-governamentais e centros de estudos das capitais. Segundo Bodê, quem vai visitar as delegacias são cidadãos comuns. "Estudantes dos mais diversos cursos universitários e também donas de casa e professores", exemplificou.


Os grupos são formados por um subcoordenador – psicólogos, advogados ou sociólogos – e, em média, mais quatro pessoas da comunidade.


Os grupos vão às delegacias com um questionário e observam determinados pontos na delegacia. "A idéia é mostrar que, assim como existem delegacias muito problemáticas, existem outras que podem servir de modelo", comentou Bodê. Serão avaliados quesitos como orientação à comunidade, condições de detenção e de infra-estrutura e tratamento igualitário do público.


Os pesquisadores vão conversar com quem está sendo atendido e também com os policiais. "No ano passado, foi realizada uma pesquisa como esta e os grupos observaram que a comunidade achava importante, por exemplo, colocar avisos em edital, na entrada da delegacia, avisando quais funcionários estariam de plantão", lembrou Bodê.


Serão elaborados, e posteriormente divulgados, três grandes relatórios (um internacional, um nacional e um local), com notas somente para as boas práticas aplicadas.


Delegacias que serão avaliadas em Curitiba


- 1.º Distrito Policial (centro)
- 3.º Distrito Policial (Mercês)
- 5.º Distrito Policial (Bacacheri)
- 6.º Distrito Policial (Cajuru)
- 7.º Distrito Policial (Vila Hauer)
- 8.º Distrito Policial (Portão)
- 11.º Distrito Policial (Cidade Industrial)
- 10.º Distrito Policial (Sítio Cercado)
- Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas
- Delegacia do Adolescente
- Nuciber - Núcleo de Combate aos Ciber Crimes
- Nucria - Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes
- Delegacia da Mulher
- Cope - Centro de Operações Policiais Especiais
- Delegacia de Homicídios

As informações são da Agência Estadual de Notícias.


Continue lendo