Não bastasse a defasagem histórica do efetivo da Polícia Civil em todo o Paraná, as delegacias subordinadas à 10 Subdivisão Policial (SDP), que contempla ao todo 20 cidades na região de Londrina, estão ainda mais desfalcadas neste começo de ano.
O deslocamento de policiais para as operações Costa Oeste e Verão, que duram até o início de março, concessão de férias e licenças de muitos profissionais agravaram a situação que já era precária.
Em várias cidades, as delegacias possuem apenas dois investigadores, que são obrigados a se revezar em turnos de 24 horas, enquanto a determinação da chefia da Polícia Civil é de que turnos em plantões sejam de 12 por 36 horas. Esta situação é verificada em Primeiro de Maio, Centenário do Sul e Sertanópolis.
Esta última está sem delegado, já que o titular está de férias até 10 de janeiro. O único escrivão foi para a Operação Verão: quando é necessário registrar ocorrência, é acionado o escrivão de Primeiro de Maio. O delegado de Centenário do Sul, José Vitor Silva Pinhão, está atendendo também Florestópolis e Porecatu.
Leia a matéria completa na edição desta segunda da Folha de Londrina