Um princípio de rebelião foi registrado no final da manhã desta quarta-feira (22) na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Uma tentativa de fuga em massa foi descoberta pela Polícia Civil e os presos, revoltados, se rebelaram na carceragem da delegacia.
A rebelião começou no final da manhã, após uma revista realizada por policiais, que descobriram um túnel, que seria utilizado para a fuga dos 47 detentos da delegacia. Com a descoberta, os presos se rebelaram e pediam a transferência de alguns dos detentos.
A carceragem da delegacia tem capacidade para apenas 16 presos e está com quase três vezes mais. Policiais do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) estiveram no local e controlaram rapidamente a situação, segundo a Polícia Civil. Não houve feridos.
No fim da rebelião, que terminou às 14 horas, os presos voltaram para as celas com a condição de que alguns deles fossem transferidos do local. A Polícia Civil tenta, agora, com a Secretaria de Justiça para a transferência.
A Secretaria de Justiça determinou o esvaziamento da carceragem. Dos 48 presos, dez serão transferidos para penitenciárias pois já foram condenados. Eles vão ocupar vagas na Penitenciária Central do Estado, e Penitenciária Estadual de Piraquara I e II, todas em Piraquara. Os outros 38 vão para a Casa de Custódia de Piraquara.(com informações do repórter Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina).