A Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Copel firmaram um convênio que auxiliará no novo programa Mapa do Crime. O programa pretende atuar preventivamente na ocorrência de crimes, já que a polícia saberá onde eles ocorrem, com hora e data.
Quando as Polícias Militar e Civil atenderem alguma ocorrência, os boletins serão registrados em um software, o que permitirá a criação do mapa com as informações criminais.
Com estes dados será possível fazer um planejamento estratégico e definir ações para a prevenção e o combate ao crime nos locais em que mais acontecem. Será possível também antecipar o trabalho policial.
A Copel fornecerá os dados de arruamento por ter um sistema bem organizado de todos os endereços do Paraná. Isso facilitará a localização dos delitos.
Com o novo programa em funcionamento, cada delegado do distrito e comandante de batalhão receberá um mapa de sua área contendo as informações sobre os crimes que ocorreram durante o mês. O desafio será modificar a situação e apresentar resultados para o mês seguinte.
Informações da AEN