A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (27) que vai transferir mais um preso fluminense para uma penitenciária federal. O detento Márcio da Silva Lima, conhecido como Tola, será encaminhado para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná, com a autorização da 40a Vara Criminal do Rio de Janeiro. O motivo da transferência não foi informado.
Tola, antes de ser preso, era apontado como o chefe do comércio ilegal de drogas no complexo da favelas da Vila Aliança, em Senador Camará. Esta é a segunda transferência de presos fluminenses para as unidades federais em quatro dias.
No último sábado (24), foram transferidos dez presos para o presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Eles eram suspeitos de comandar, de dentro do presídio, a ação criminosa de tentativa de invasão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, no último dia 17.
Durante a tentativa de invasão, um helicóptero da Polícia Militar que participava da operação policial para reprimir a ação dos traficantes foi atingido por tiros e pegou fogo. O piloto ainda conseguiu fazer um pouso forçado, mas três policiais morreram. Em resposta, a polícia fez operações em várias favelas da cidades para prender os responsáveis pela tentativa de invasão que resultaram na morte de mais de 30 pessoas.