A campanha da Polícia Militar "Não caia nessa!", contra o golpe do falso seqüestro, já fez diminuir, em média, de 14 para quatro (71,4%) as ligações diárias ao telefone de emergência 190, comunicando esse tipo de crime. O lançamento da campanha, que veicula comerciais na TV, rádio, jornais e outdoors, que ensinam como se comportar em caso de ser procurado pelos golpistas, ocorreu há pouco mais de um mês.
A PM solicita que pessoas procuradas pelos golpistas informem à polícia detalhes das ligações, como número do telefone de origem e se o golpista pede depósito em conta-corrente ou crédito de telefonia. Essas informações passam a fazer parte de um banco de dados para que a polícia possa identificar os golpistas.
Foi identificada a origem de 38% das 162 ligações recebidas por vítimas do golpe, informadas à PM. Dessas, 18 foram feitas do estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar, aparece Pernambuco, com 14 ligações. São Paulo é o terceiro Estado de onde os golpistas ligaram, com seis ocorrências. Outros Estados, incluindo o Paraná, somam 22 ligações. Das ligações recebidas pela PM, é possível perceber que os golpistas não têm vítimas escolhidas, já que aparecem pessoas de vários bairros e, consequentemente, de várias classes sociais.