A PRE (Polícia Rodoviária Estadual) resgatou, na manhã desta segunda-feira (17), 12 cachorros, cinco faisões e algumas galinhas que eram transportados de forma irregular em um veículo na PR-317, em Floresta, no Noroeste do Paraná.
O resgate aconteceu após os agentes receberem uma denúncia e darem ordem de parada a um Fiat Fiorino com reboque. Durante a revista, os polciais encontraram os animais, que eram transportados em condições de maus-tratos, sem ventilação adequada, sem limpeza e sem a prevenção de quedas.
O motorista do veículo, de 38 anos, foi identificado e contou aos policiais que faz transportes de animais em todo o Brasil. Nessa ocasião, o homem revelou ter pegado os animais em Carambeí/PR e que deveria levá-los até Mairiporã/SP.
Leia mais:
PF visa militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Homem é preso tentando furtar garrafas de whisky em mercado na Gleba Palhano, em Londrina
Suspeito assalta adolescente com autismo, é agredido por populares e acaba preso em Londrina
Os animais, que também estavam sem comida e água, estavam visivelmente em estado de estresse, com tremedeiras, sujeiras de fezes e urinas e olhos cheios de secreções. Diante da situação, os agentes contataram um médico veterinário, que, de forma voluntária, foi até o local prestar assistência aos cães e às aves.
Posteriormente, todos os animais foram levados até um local seguro, onde foram alimentados e cuidados. A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) foi acionada e será a responsável por dar o destino adequado às aves, assim como aos cães.
Os cachorros, por sua vez, eram de diferentes raças, como cane corso, bully americano, husky siberiano e border collie.
O veículo que transportava os animais tinha uma série de irregularidades, como falta de equipamentos obrigatórios e mau estado de conversação, e, por isso, foi removido até o Pátio da Polícia Rodoviária em Floresta.
O condutor do carro, por sua vez, foi levado até a Polícia Judiciária para as devidas providências.