A Polícia Federal em Guarapuava prendeu novamente, na manhã desta quarta-feira (14), o cacique da Reserva Indígena de Mangueirinha. A ação faz parte da segunda etapa da Operação Forte Apache, deflagrada na semana passada pela PF.
Na Operação Forte Apache, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão na Reserva Mangueirinha, além da prisão do cacique e de outros cinco indígenas, por posse ilegal de arma de fogo e munições. Apurou-se que os mesmos, após pagarem fiança, continuaram a praticar crimes contra membros da comunidade indígena local, inclusive mediante grave violência física.
De acordo com o delegado Maurícia de Brito Todeschini, dessa vez foi cumprido o pedido de prisão preventiva do cacique. Entres os crimes cometidos por ele estão posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, lesão corporal e ameaças.
O cacique será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba, e o inquérito policial para apurar todos os crimes cometidos continuará tramitando junto à Polícia Federal em Guarapuava.