O agricultor Kazuki Yoneda, 62 anos, se livrou de um assalto porque um dos cachorros da chácara atacou os ladrões. O animal foi ferido a bala, mas conseguiu afugentar a quadrilha. A tentativa de assalto aconteceu pouco depois das oito horas desta quinta-feira, na chácara da família Yoneda, próxima ao Jardim Novo Amparo (zona norte de Londrina).
O agricultor estava saindo para trabalhar na lavoura quando foi abordado por quatro homens armados. ''Um deles me pegou pelo pescoço e tentou me trazer para dentro de casa. Meus cachorros cercaram eles e começaram a latir'', disse Yoneda, referindo-se aos quatro cães que estavam no quintal. Um dos cães, Neguinho, levou um tiro na pata.
A esposa da vítima, Helena Hissaki Yoneda, 54, ouviu os latidos e se assustou. ''Eles chegaram com uma carroça e queriam roubar nossas coisas. Ainda bem que o Neguinho salvou o dia'', disse.
No último dia 13, a família havia sido mantida refém por cinco homens. Eles carregaram o carro de Yoneda (uma caminhonete saveiro) com diversos eletrodomésticos e fugiram. A polícia encontrou o veículo usado na fuga naquele mesmo dia.
''Moro neste mesmo local há 35 anos e somente agora estas coisas começaram a acontecer com a gente. Os vizinhos também estão com medo'', comentou o agricultor.
Duas viaturas da Polícia Militar patrulharam as estradas rurais da região, mas não encontraram o grupo, que abandonou a carroça com o cavalo no quintal das vítimas. O cachorro foi encaminhado a um veterinário e está fora de perigo.