Até as 23h de terça-feira (08) foram recebidas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) informações sobre nove ocorrências, registradas pela Polícia Militar do Paraná, durante ou após o jogo entre Brasil e Alemanha pela Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.
Deste total, quatro são por porte/uso de droga na Fan Fest, três de incêndio contra ônibus - uma em Piraquara (PR), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e outras duas no Sítio Cercado e no Tatuquara, ambas na região sul de Curitiba (PR) - e duas provocações de tumulto (Praça da Espanha e Rua Pedro Gusso).
A maioria das situações, a princípio, não tem correlação com a derrota do Brasil, como os incêndios a ônibus. Todas serão investigadas. Um homem, suspeito de atear fogo em um dos ônibus está preso, e sob custódia da PM em um hospital até poder ser levado à delegacia.
Na área da Fan Fest, que reuniu 8.434 pessoas, a já quase certa derrota do Brasil para a Alemanha fez com que muitas pessoas deixassem a Pedreira Paulo Leminski antes do término, ainda no primeiro tempo, o que foi feito de maneira tranquila, inclusive depois do fim da partida, sem registros de tumultos e ocorrências graves. Somente as quatro de porte ou uso de drogas, cujos encaminhamentos (homens de 22, 21, 20 e 19 anos) foram feitos pela PM à Demafe, para lavratura de Termo Circunstanciado.
No local foram registrados, de acordo com o Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), 19 atendimentos médicos, sendo 17 clínicos, dois traumas e um adolescente encaminhado do local para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em coma alcoólico, acompanhado pelo Conselho Tutelar.
O Policiamento em toda a região da Fan Fest foi feito pelo 20º Batalhão da PM, pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), pelo Regimento de Polícia Montada (RPMon) e pelas demais forças de segurança pública do CICCR, que por meio da Gerência de Operações e do Planejamento conseguiram planejar e monitorar as ações.
CONTROLE - Próximo das 19h, a PM recebeu ligações pelo 190 de moradores das imediações da Praça da Espanha informando que centenas de pessoas estavam na praça provocando tumulto.
Efetivos do 12º Batalhão da PM chegaram ao local, observaram a presença de cerca de 1,5 mil pessoas, dentre elas algumas fazendo provocações e tumultos. Em minutos as equipes do batalhão (compostas por alunos soldados, pessoal do Administrativo e Rotam) conseguiram dispersar a multidão, restando somente os que estavam nos bares e algumas outras.
Na região sul da cidade, na Rua Pedro Gusso, por volta das 18h50, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), algumas pessoas botaram fogo em pneus, a PM foi ao local e o fogo havia acabado.
A limpeza da via foi feita pelo Corpo de Bombeiros. Em toda a cidade, foram registrados, pela Secretaria municipal de Trânsito (Setran), apedrejamento de 18 ônibus em toda a cidade; um dos motoristas teria inalado fumaça, mas passa bem.
ÔNIBUS - Na região Sul da cidade, duas ocorrências de incêndio contra ônibus foram registradas. A primeira, por volta das 18h40, foi na Rua Laertes Luiz Fugiatto, no Sítio Cercado, quando um grupo de homens entrou no coletivo, deu voz de assalto, teriam roubado dinheiro do cobrador e mandaram todo mundo descer.
Depois disso, segundo as informações iniciais, jogaram gasolina e atearam fogo no veículo. O Corpo de Bombeiros, que estava nas proximidades, foi acionado e apagou as chamas, que não chegaram a tomar todo o ônibus. Um dos suspeitos teria se queimado e levado por populares à unidade de Saúde do Pinheirinho. O motorista do coletivo foi levado até lá e reconheceu o suspeito, que depois foi encaminhado ao Hospital Evangélico e deverá ficar sob a custódia para PM até se recuperar para ficar preso.
Uma tentativa de incêndio a ônibus também foi registrada no bairro Tatuquara, na BR-116, próximo à Ceasa, quando homens abordaram o ônibus, teriam roubado R$30,00 e ordenado que todos descessem do ônibus.
Em seguida teriam espalhado combustível e ateado fogo, que não chegou a se alastrar porque o motorista de um coletivo que vinha atrás usou o extintor e apagou.
Uma viatura do 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM), que passava pelo local em patrulhamento, foi abordada pelo motorista, deu os primeiros atendimentos e acionou a unidade de área, o 13º Batalhão da PM (13º BPM).
Outra situação parecida ocorreu na RMC, em Piraquara (PR), na esquina da Rua Betonex com a São José. Homens em um carro preto teriam abordado o motorista e o cobrador (somente os dois por ser ponto final) e anunciaram o assalto.
Depois pediram para eles descer e atearam fogo no coletivo. Com o extintor do veículo e ajuda dos moradores o fogo foi contido. O Corpo de Bombeiros foi até o local, mas não precisou ser utilizado; já a PM registrou boletim de ocorrência.