Nove argentinos foram impedidos de entrar no Brasil, em Foz do Iguaçu, na madrugada desta quarta-feira (2) e um foi preso pelo crime de desobediência e resistência e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal.
Por volta das 2h, policiais federais abordaram um ônibus que fazia a linha Buenos Aires– São Paulo na aduana da Ponte Tancredo Neves e foram informados que 10 argentinos estavam ameaçando e injuriando passageiros brasileiros.
Um deles ainda chegou a agredir o motorista por causa do atraso de de dois dias para saída da capital argentina devido as condições climáticas na região. O grupo de argentinos, que possuíam ingressos para assistir o jogo das oitavas de final da seleção argentina, na Arena Corinthians, estava irritado com o atraso.
Segundo a Polícia Federal, eles obrigaram o motorista a parar o ônibus em um local que pudessem assistir o jogo pela televisão, na cidade de Corrientes, ainda na Argentina. Durante a partida contra a seleção da Suíça, o motorista quis seguir viagem, mas era impedido pelo grupo de argentinos, que se postavam em frente ao veículo. Por conta do impasse, o motorista foi agredido com um soco no rosto.
Os policias de plantão na aduana da Ponte Tancredo Neves identificaram o agressor e o impediram de entrar em território nacional. Quando um dos policiais federais se dirigiu ao ônibus para comunicar ao motorista que o ônibus seria liberado para seguir viagem, foi informado que os passageiros brasileiros continuavam sendo ameaçados pelos argentinos, que foram impedidos de entrar no país.