Polícia

Apreensões de armas de fogo aumentam mais de 100%

01 set 2009 às 20:42

As apreensões de armas de fogo ilegais aumentaram mais de 100%, em Apucarana, no comparativo de janeiro a agosto de 2008 com o mesmo período deste ano. De acordo com informação repassada ao jornal Tribuna do Norte pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Gabriel Marcello Botelho Junqueira Filho, de 1º janeiro até dia 30 de agosto de 2009, as Polícias Militar e Civil retiraram de circulação no município 39 armas de fogo, contra 19 armamentos apreendidos no mesmo espaço de tempo em 2008.

A maioria são revólveres encontrados com jovens delinquentes e conforme o delegado: "Desse total de armas apreendidas neste ano, mais de 10% foram utilizadas em homicídios consumados. Boa parte destas armas estava nas mãos de criminosos e tinha a numeração de série raspada. Esses armamentos geralmente são furtados, roubados ou provenientes do Paraguai, pois os traficantes de armas usam a Tríplice Fronteira, na região de Foz do Iguaçu, como porta de entrada para seus produtos, que facilmente caem na mão dos criminosos".

O delegado detalhou que há inquéritos policiais instaurados em todas as situações relativas às retenções dos armamentos. Ele alerta que portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, e multa. (informações da Tribuna do Norte News)


Continue lendo