Dois presos da cadeia pública de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) aproveitaram a movimentação de policiais militares que retornavam com outro detento de um atendimento médico e tentaram fugir do presídio no final da tarde desta quarta-feira (27). O plano foi frustrado depois que os servidores flagraram a dupla quebrando o muro de proteção do solário, onde tomam banho de sol.
De acordo com o sargento Luís Carlos Alves, da Polícia Militar, eles conseguiram serrar a grade de proteção e por pouco não pularam o muro. Para evitar novas tentativas, foi suspenso o horário de visita dos familiares, o que gerou revolta entre os encarcerados. Com a chegada de reforço policial, os presos foram convencidos a acalmar os ânimos. Mas a PM aproveitou que todos estavam fora das celas e fez uma vistoria nas dependências.
Depois da revista, os policiais apreenderam 40 celulares, 20 buchas de cocaína e uma certa quantidade de maconha. "Suspeitamos que a droga tenha entrado pelos parentes. Realizamos uma revista minuciosa em todos que visitam a cadeia, mas nem sempre é possível encontrar os produtos ilícitos", disse o sargento.
A cadeia de Cornélio tem capacidade para 256 pessoas, mas está com 226. Apenas a ala masculina permanece superlotada. São 165 homens em um espaço para 132.