Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Torcedor consciente!

Após confusão, PM explica esquema de segurança nos jogos

Rafael Machado - Grupo Folha
18 out 2019 às 10:42
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prisão em flagrante de um torcedor do LEC por ter soltado um rojão e o apedrejamento de um ônibus do próprio Tubarão antes da derrota para o Operário no último fim de semana reacenderam a discussão sobre as brigas em estádios de futebol e o que fazer para tentar impedi-las.

Para sanar essas dúvidas, o Bonde procurou explicações do responsável pela comunicação da 4ª Companhia Independente, tenente Emerson Castro. É este o setor da Polícia Militar que cuida da segurança nos jogos do Alviceleste em casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Atuamos sempre na prevenção e fiscalizando condutas inapropriadas, principalmente pessoas que oferecem risco à ordem pública. Muitas vezes, durante as escoltas, se os ônibus dos torcedores adversários apresentarem indícios de mau comportamento, como aconteceu contra o Operário, quando apreendemos pedaços de pau e objetos que poderiam ser arremessados, já dá a entender da má intenção. Existe o torcedor que quer ver o time do coração ganhar, mas existe o baderneiro, que pode inclusive prejudicar o clube", comentou o oficial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Mulher Segura

Secretaria da Segurança Pública lança operação para reforçar a segurança das mulheres

Imagem de destaque
Na rua Benjamin Constant

Funcionários são mantidos reféns durante roubo de loja no centro de Londrina

Imagem de destaque
Em frente ao Posto Rodoviário

Polícia recupera bicicletas e carro furtados e prende suspeitos armados em Rolândia

Imagem de destaque
Motorista foi preso

Polícia Rodoviária Federal apreende fuzis e 36 quilos de cocaína em Cornélio Procópio


O Estatuto do Torcedor entrou em vigor em 15 de maio de 2003. O artigo 39-A, por exemplo, é bem duro em práticas inadequadas de torcedores. Ele prevê que "a torcida organizada que promover tumulto, praticar, incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos". O Estatuto tem o objetivo de garantir que torcedores possam assistir os jogos com tranquilidade, levar as crianças para o estádio e incentivar o time de maneira harmônica com respeito ao adversário. No entanto, infelizmente, o Brasil ainda registra vários casos de violência dentro das praças esportivas.

Publicidade


Segundo o tenente, a legislação também é usada para autuar quem promover algazarra e confusões. "O artigo 41-B determina que a pessoa promotora de episódios de violência será presa e responderá a pena de um a dois anos. Como é uma punição mais branda, o detido pode ser orientado, advertido ou encaminhado para assinatura de um TCIP (Termo Circunstanciado). Por outro lado, em casos mais graves, o brigão pode ser enquadrado pelo artigo 330 do Código Penal, que é a desobediência. Quando é assim, ele é preso em flagrante e transportado para o cartório da PM, onde a sua situação será analisada. Foi o que aconteceu com o torcedor que soltou o rojão, que inclusive tinha um histórico de confusão", explicou. Procurado pela reportagem, o homem detido negou que faça parte de torcidas organizadas.


Em dias de jogos no Café, a PM segue uma logística de trabalho, dividida em três categorias de alerta. "O nível um é o mais sério pela rivalidade entre as duas equipes. É aí que reforçamos o policiamento na entrada da cidade e no entorno do estádio. Nas outras etapas, a vigilância policial também é constante, mas a operação é diferente das demais partidas. Infelizmente, as punições poderiam ser revistas. Jogo de futebol é um momento para o entretenimento e não de baderna. O torcedor que alega ter sido agredido já tinha um perfil de violência, o que deve ser reprovado", concluiu Castro.

Atualizada às 14h10


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade