A PRF (Polícia Rodoviária Federal) encerrou, neste domingo (15), a Operação Aparecida 2023 no Paraná.
Neste ano, durante os cinco dias de operação, que teve início na quarta (11), 528 motoristas foram flagrados ultrapassando em locais proibidos - quatro flagrantes por hora - e em 275 ocasiões, algum dos ocupantes não utilizava o cinto de segurança.
Além disso, 69 motoristas foram autuados por embriaguez. Três foram presos por dirigirem embriagados.
Leia mais:
Homem denunciado por estupro contra adolescente de Cornélio é preso no Amapá
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Adolescente de 17 anos é encontrado morto a tiros em plantação de Sertanópolis
Dono de veículo ligado à explosão em Brasília foi candidato pelo PL em Rio do Sul
Mais de seis mil imagens de motoristas transitando acima da velocidade foram registradas no feriado, uma média de cerca de mais de 50 flagrantes por hora. No primeiro dia de operação (11), dois flagrantes foram capturados.
Uma BMW a 201 km/h foi flagrada na BR-277, em São Miguel do Iguaçu (PR) e um Gol a 161 km/h na BR-277, em Paranaguá (PR). Pela infração gravíssima, os motoristas estão sujeitos a uma multa de R$ 880,41, além da suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Ademais, 43 crianças foram flagradas sem o dispositivo de retenção correto ou irregularmente instalado.
Além das multas de velocidade, 2,7 mil multas por diversas infrações foram aplicadas e 191 veículos foram recolhidos por diversas irregularidades.
Foram registrados, nas rodovias federais no Paraná, 100 acidentes, com 140 pessoas feridas e seis mortas.
NA REGIÃO DE LONDRINA
Na região de Londrina, a Operação teve como resultados 449 pessoas e 391 veículos fiscalizados. Dentre este número, 26 veículos foram recolhidos por alguma irregularidade.
276 motoristas passaram pelo teste do bafômetro, dos quais 12 estavam conduzindo veículo com a capacidade alterada em razão de álcool, houve também uma pessoa detida por crime de trânsito.
As infrações no trânsito também incluem 31 motoristas autuados por ultrapassagens proibidas, 1.071 imagens registradas por radar de veículos transitando acima da velocidade, 44 motoristas e passageiros sem usar o cinto de segurança e uma criança sem o dispositivo de retenção (cadeirinha ou bebê conforto) ou utilizando de forma incorreta.
Também foram registrados durante a operação cinco acidentes com vítima, com 11 pessoas feridas.
COMBATE AO CRIME
Nos cinco dias de operação, a PRF apreendeu em todo o Paraná 1,5 tonelada de maconha e deteve 46 pessoas, 11 por crimes relacionados ao trânsito.