A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, enviou uma carta aos líderes de Pastorais antes de embarcar para o país mais pobre das Américas. No texto, ela deixou uma missão: cuidar das novas gestantes.
"No mês que vem [janeiro] tem mutirão em busca das gestantes. Comece desde já a organizar o mutirão em sua comunidade. Fique sempre de olho nas novas gestantes. Seu apoio é muito importante para que elas tenham uma gravidez saudável e feliz", diz um trecho da carta, escrita no final de 2009.
No recado deixado às pastorais, Zilda mostra esperança no trabalho que iria desenvolver no Haiti. "Neste mês estarei visitando um país onde há muita violência. Vou participar da Assembleia dos Religiosos do Haiti e tenho esperança que eles ajudem na expansão da Pastoral em todo o país. Veja como a Pastoral da Criança está crescendo e fincando suas bases em outros países! Já estamos em 20 países. Com a sua ajuda e a grandeza de Deus, a Pastoral da Criança ajuda a construir um mundo mais justo".
Ao final da carta, Zilda se despede desejando um feliz 2010 a todos que realizam trabalhos pela Pastoral. "Desejo que em 2010 você tenha sempre mais oportunidades de aprender e compartilhar esses conhecimento com as famílias... A você, o meu carinho especial de quem está sempre ao seu lado".