O prefeito Beto Richa (PSDB) enviou ofício à Câmara Municipal de Curitiba, sugerindo o nome da médica Zilda Arns ao Hospital do Idoso, que será inaugurado nos próximos dias. Em comum acordo com o vice-prefeito Luciano Ducci (PSB), atual secretário municipal da Saúde, a escolha do local agradou a todos.
O vereador João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Câmara de Curitiba, aceitou de imediato a indicação e já protocolou documento que será assinado pelos 38 vereadores.
Reconhecimento
Zilda Arns nasceu em Forquilhinha (SC). A médica sempre teve interesse pela situação das comunidades carentes do País. "Dedicar sua vida à área da saúde, especialmente ao trabalho materno infantil foi a forma encontrada para realizar seus sonhos como médica, mulher e cidadã", diz Mario Celso, destacando que seu trabalho é reconhecido e serve de modelo para países da África, Ásia e América Latina, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia e Equador. A experiência também está em fase de implantação nas Filipinas e no México.
Pelo seu trabalho, a médica recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, a exemplo do Prêmio Internacional em Administração Sanitária, outorgado pela Organização Panamericana de Saúde; Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, Prêmio USP de Direitos Humanos, entregue pela Universidade de São Paulo, além da indicação ao Prêmio Nobel.