Fim das férias para cerca de 1,4 milhão de alunos do ensino fundamental e médio das 2.100 escolas estaduais do Paraná.
Entre as novidades que os estudantes encontrarão estão livros didáticos gratuitos, laboratórios de informática, livros de literatura brasileira e universal e livros da Biblioteca do Professor. Também contarão com órgãos colegiados revitalizados (grêmios estudantis, conselhos escolares, APMFs), um canal de televisão pública específico para a Educação e Salas de Multiusos (com televisores e aparelhos de vídeo e DVD).
Os alunos do ensino médio terão livros didáticos de todas as matérias pela primeira vez na história do Estado. Os de Língua Portuguesa e Matemática já estão nas escolas e os conteúdos dos livros públicos das demais matérias estão disponíveis na internet (no endereço eletrônico www.diaadiaeducacao.pr.gov.br ) e estarão de posse dos alunos até o início do segundo semestre.
O Livro Didático Público é um projeto iniciado em julho de 2005, elaborado por professores da rede estadual de educação e encontra-se atualmente na fase de edição. Os alunos que freqüentarão o ensino fundamental já estão com os livros didáticos nas escolas.
Já os livros de Literatura Brasileira e Universal, que compõem o Biblioteca Literária do Aluno, foram entregues às escolas em duas remessas, tendo acontecido a segunda em novembro do ano passado. O que garantiu um reforço de 267 títulos a todas as bibliotecas das escolas, ou seja, um investimento de aproximadamente R$8,4 milhões.
Neste ano ainda, em junho, haverá a entrega de 257 títulos que compõem a Biblioteca do Professor, sendo 207 livros de ensino médio e 50 para o ensino profissionalizante. Os livros têm como finalidade fornecer material de fundamentação teórica aos professores.
Todas as escolas públicas do Estado contarão com laboratórios de informática ligados à internet de alta velocidade até o final de 2006. O programa Paraná Digital é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Copel que levará aos colégios laboratórios de informática multi-terminal, que é uma tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná que possibilita a utilização de quatro pessoas diferentes e simultaneamente em um mesmo computador.
A Secretaria de Educação deve estrear este ano a TV Escola do Paraná, o primeiro canal público de televisão específico para a Educação. Os equipamentos já estão sendo comprados e as equipes técnicas e de produção estão sendo treinadas. Os próprios técnicos e professores estaduais já estão elaborando os conteúdos que serão levados ao ar pelo canal.
Informações da AEN