Paraná

"Viva o Verão" priorizará tráfico e embriaguez no volante

19 dez 2009 às 18:26

A Operação Viva o Verão 2009/10 começou neste sábado (19) com reforço de 3 mil policiais civis, militares, bombeiros e homens da Polícia Científica, além de um investimento de R$ 13 milhões em Segurança Pública. Até o dia 28 de fevereiro, o principal objetivo da Operação é combater o tráfico de drogas e evitar que motoristas que dirijam embriagados.

"Trabalhamos para que essa Operação seja melhor que a do ano passado, sempre com o objetivo de garantir o sossego e a tranquilidade das pessoas que passam o verão nas praias. O Litoral do Paraná é da família, dos jovens e das pessoas que querem aproveitar e descansar. Por isso, o investimento em Segurança Pública na temporada é grande, para combatermos crimes que possam atrapalhar o sossego dos veranistas", disse o coordenador-geral da Operação Viva o Verão, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.


A Polícia Civil está presente em todas as cidades do Litoral e do interior do Estado para investigar os crimes e prender os autores. Durante o verão, recebe um reforço no efetivo, principalmente no Litoral, para atender ao aumento de ocorrências que decorre do afluxo de visitantes à região.


Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) estão à Operação Viva o Verão para apoiar ações de combate e investigação de crimes. Em Matinhos, fica instalada a Central da Operação Viva o Verão. "Este ano, contamos com o setor de inteligência da Polícia Civil. Assim, as ações são desenvolvidas com mais precisão", disse o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto.


LEI ANTIFUMO – A Vigilância Sanitária irá fiscalizar o cumprimento da lei estadual antifumo durante as Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu). Além disso, as Aifu vão vistoriar todos os estabelecimentos comerciais para verificar se eles operam com a documentação correta e os impostos pagos. A operação será rotineira em restaurantes, lanchonetes e bares que servem comida para fiscalizar se eles estão adequados às normas de vigilância sanitária.


Desde o início de dezembro a Aifu está no Litoral cadastrando e orientando comerciantes sobre a importância de ter o estabelecimento regularizado. A partir deste sábado, a operação passa a multar os estabelecimentos em situação irregular.


A Polícia Militar terá milhares de homens nas ruas para prevenir crimes e coibir a perturbação do sossego. Como em todos os anos, a PM e o Corpo de Bombeiros irão distribuir 150 mil pulseiras de identificação para crianças.


"A expectativa é que esta seja a melhor Operação Verão dos últimos anos. As polícias foram treinadas e capacitadas para atender da melhor maneira os turistas e garantir que eles possam ter um verão tranquilo e aproveitar as férias", disse o comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.


ESTRADAS – O Batalhão de Polícia Rodoviária fiscaliza todas as rodovias estaduais para garantir que todas as pessoas aproveitem o período de férias com segurança. Diariamente, policiais realizam blitze ao longo dos 150 quilômetros de estradas do Litoral, para coibir principalmente que motoristas dirijam alcoolizados.


O Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde está em todos os municípios e ilhas do Litoral para garantir a preservação da natureza. Os policiais da Força Verde são responsáveis por monitorar o embarque e desembarque da Ilha do Mel em busca de foragidos e para combater o tráfico de drogas. A partir deste ano, a Força Verde fará o policiamento em matas ao redor das praias do Paraná.


"Um dos principais trabalhos da Força Verde será coibir o estacionamento dos carros sobre áreas de restinga (vegetação rasteira na beira da praia). Serão desenvolvidas ações de conscientização das pessoas em relação à preservação ambiental", disse o comandante da Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.


O Corpo de Bombeiros tem 105 postos em todas as praias para garantir que os veranistas fiquem tranquilos e seguros. Os guarda-vidas estão equipados com lanchas, motos aquáticas e quadriciclos, além da "ambulancha" que é utilizada em casos graves de afogamento. Os bombeiros ainda são capacitados para atender as ocorrências de incêndio e de acidentes de trânsito com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).


Um helicóptero está à disposição das polícias e do Corpo de Bombeiros para atender rapidamente a ocorrências e resgatar pessoas que necessitem de cuidados médicos urgentes.


Como nos anos anteriores, será realizada a Blitz da Cidadania, um espaço para a comunidade interagir com a polícia e conhecer todos os serviços prestados. Outros órgãos do governo participam e mostram suas atividades dentro da Operação Viva o Verão.

A primeira edição está marcada para os dias 8 e 9 de janeiro, na Praça Central de Matinhos. "A Blitz da Cidadania é uma ótima oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho da polícia na Operação Verão", disse o coordenador da Blitz, coronel José Paulo Betes.


Continue lendo