Uma adolescente vítima de violência sexual praticada por um padre em Umuarama no ano de 2002 vai ser indenizada em R$ 50 mil pela Igreja Católica. A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é do último dia 19. A ministra Nancy Andrighi considerou, na decisão, que a entidade eclesiástica deve ser solidariamente responsabilizada pelo crime cometido pelo padre, que também terá de pagar R$ 50 mil. As informações são do Portal Terra.
A vítima tinha 14 anos quando o abuso aconteceu. Em sua defesa, a Igreja argumentou que não poderia se responsabilizar pelos atos do padre.
O STJ rebate dizendo que "não é preciso que exista um contrato típico de trabalho (entre o padre e a Igreja); é suficiente a relação de dependência ou que alguém preste serviço sob o interesse e o comando de outrem".
A ministra afirmou, ainda, que "a Igreja não pode ser indiferente - em especial no plano da responsabilidade civil, frise-se - aos atos praticados por quem age em seu nome ou em proveito da função religiosa, sob pena de trair a confiança que nela própria depositam os fiéis". (com informações do Portal Terra)