Paraná

Vírus Nimda voltará a atacar na sexta, dizem especialistas

28 set 2001 às 09:18
Pesquisadores descobriram um terceiro componente do vírus Nimda programado para entrar em ação a partir de Hoje (28/09), às 02:00 (horário de Brasília). "Checamos novamente o código do Nimda e descobrimos um código que tem como finalidade enviar novamente e-mails contaminados após 10 dias da primeira infecção", afirma Oliver Friedrichs, diretor do Attack Registry and Intelligence Service, centro de pesquisas patrocinado pela empresa americana de segurança SecurityFocus.
De acordo com os especialistas, o novo ataque pode ter tanto um grande impacto quanto ser insignificante. Vai depender de como os administradores e usuários atualizaram seus sistemas e removeram o vírus. Como o invasor possui várias formas de propagação, muitos administradores de rede não "limparam" suas redes de forma adequada, o que pode fazer o Nimda ressuscitar. "De qualquer forma, o número de vítimas deve ser menor, já que houve grande divulgação dos efeitos do Nimda, com muitas pessoas atualizando seus antivírus", segundo Friedrichs.
Para evitar surpresas, os administradores de rede devem checar se seus sistemas estão devidamente atualizados, assim como os programas de antivírus, bloquear arquivos executáveis no gateway e alertar os usuários para que não visualizem mensagens ou abram arquivos anexados a e-mails com o texto readme.exe.

Continue lendo