A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se prepara para a realização da 5ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. As provas serão aplicadas de 7 a 9 deste mês, em Ponta Grossa.
Os 136 candidatos inscritos vão concorrer a 23 vagas, ofertadas nas universidades estaduais paranaenses e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que aderiu ao projeto em 2005.
Para as universidades estaduais existem 18 vagas - três para cada instituição - Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro) e Jacarezinho (Unespar).
Já a Universidade Federal oferece 5 vagas, para índios de qualquer ponto do Brasil, com carta de recomendação da liderança da comunidade onde reside e da FUNAI (no caso de candidato residente em área urbana, apenas o documento da FUNAI).
A novidade este ano, é que os candidatos escolhem o curso depois que realizarem as provas e testes vocacionais.
A partir deste ano, os candidatos só vão escolher o curso após realizarem as provas e testes vocacionais.
As provas terão questões de Língua Portuguesa, respondida de forma oral, Redação, História e Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol) ou Língua Indígena (Guarani e Kaigang), Biologia, Física, Geografia, Química e Matemática.