Paraná

Vestibular dos povos indígenas começa nesta terça

06 fev 2006 às 20:20

Começa nesta terça-feira (07), a 5ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Ao todo 136 candidatos disputam 36 vagas para os cursos de graduação nas seis instituições de ensino superior mantidas pelo governo paranaense e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Universidade Estadual de Maringá recebeu 11 inscritos e está ofertando seis vagas. Segundo a professora Isabel Cristina Rodrigues, integrante da Comissão Universidade para os Índios (CUIA), a partir deste ano a oferta de cursos independe do curso. A opção é pela instituição.


Segundo ela, uma comissão interna dá toda a assessoria necessária para que o futuro acadêmico faça a sua escolha. A assessoria inclui, por exemplo, a apresentação da grade curricular do curso pretendido, bem como as opções de atuação profissional.


Isabel Rodrigues destaca que a falta de proximidade com áreas de terras indígenas faz com que a procura pela UEM não seja tão grande quanto a Universidade de Londrina que, este ano recebeu cerca de 25 inscritos.

Todos os candidatos realizarão as provas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No primeiro dia será aplica uma a prova oral de Língua Portuguesa. Na quarta-feira, os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa - Redação, Língua Portuguesa, História e Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaigang). Na quinta-feira, serão aplicadas as provas de Biologia, Física, Geografia, Química e Matemática.


Continue lendo