Paraná

Vereadores aprovam compra de câmeras de vigilância

10 jul 2007 às 17:27

A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (10), em primeira discussão, a utilização de R$ 600 mil por parte da Prefeitura de Londrina, para a compra de 32 câmeras de vigilância que serão instaladas nas ruas da cidade. O projeto de lei n° 181/2007, de autoria do poder executivo, que vai para a segunda e última votação na próxima quinta-feira (dia 12), pede autorização para que a verba seja remanejada do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

Antes da votação de hoje, o projeto de instalação e funcionamento dos equipamentos foi apresentado aos vereadores pelo diretor de Operações da Sercomtel, engenheiro Wanderley Rezende Neiva; pelo engenheiro de redes da empresa, Mauro Borges; e pelo sub-tenente Cislau Chanan, do 5° Batalhão da Polícia Militar. Os vereadores tomaram conhecimento de que as câmeras serão instaladas em todas as regiões da cidade, independente da distância, desde que no local exista rede telefônica para a transmissão das imagens pelo sistema de fibras óticas.


De acordo com o engenheiro Wanderley Neiva, da Sercomtel, assim que a Câmara de Vereadores confirmar em definitivo o aval para o projeto, será publicado o edital de licitação para a compra dos equipamentos, o que deve ocorrer ainda este mês. Caso a licitação caminhe com normalidade, o processo deverá ser encerrado em cerca de noventa dias, de forma a que os equipamentos já entrem em funcionamento no final do mês de outubro.


O secretário municipal de Governo, Adalberto Pereira, que também esteve presente na Câmara, explicou que além do investimento a ser feito pelo município, mais R$ 100 mil estão sendo investidos pela Sercomtel para a instalação das fibras óticas e dos equipamentos de suporte para o sistema. As imagens captadas nas ruas serão enviadas à Central de Operações da Polícia Militar (Ciosp), dentro do 5° BPM, onde serão monitoradas pela polícia para o acionamento imediato das equipes de rua, em caso da visualização de atitudes suspeitas ou possibilidade de delitos.


Modernidade


Adalberto Pereira afirmou que as 32 câmeras terão zoom ótico e giro de 360 graus. Além das câmeras serão comprados nove monitores, oito microcomputadores, um servidor e todo o equipamento necessário para que as imagens sejam captadas e monitoradas pela Polícia Militar. No mesmo edital, a prefeitura vai ainda antecipar a possibilidade da compra de mais 68 câmeras de vigilância, que serão adquiridas e instaladas numa segunda etapa, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo o secretário de Governo, a tecnologia das câmeras a serem adquiridas é a mais moderna colocada à disposição no mercado com capacidade, inclusive, de zoom das imagens com 22 vezes mais de aproximação. "Com esta tecnologia, é possível que o policial identifique qualquer cidadão ou movimento que ele esteja fazendo numa distância superior a dois quarteirões, com a mesma nitidez da imagem captada à sua frente", explicou.


Continue lendo