Desde 1997, o tráfego de caminhões no centro de Curitiba possui normas especiais. Um decreto municipal estabeleceu horários específicos para circulação, carga e descarga, de acordo com a capacidade de carga e comprimento do veículo.
Segundo o vereador Jairo Marcelino (PSD), o descumprimento a estas normas, principalmente em toda a extensão da Linha Verde, tem causado grandes transtornos à população, como congestionamentos e acidentes. O vereador solicitou à prefeitura implantação de sinalização específica para motoristas de caminhões, a cada três quilômetros. "Os usuários da Linha Verde têm enfrentado e reclamado com insistência sobre o intenso trânsito de veículos, que se torna ainda mais conturbado com o tráfego de caminhões fora do horário determinado pelo decreto municipal", explica.
Jairo Marcelino justifica que a restrição já existe, desde 1997, em toda a área central de Curitiba. Na Linha Verde, desde 2011, a Urbs instituiu horário e tonelagem para o tráfego de caminhões durante a semana. O requerimento, encaminhado pelo vereador pede que se intensifique a sinalização, para orientar aqueles motoristas que chegam à cidade.
"A criação da ZTC/Linha Verde previu compatibilizar o fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual. A medida que vem sendo desrespeitada, também buscou melhorar a qualidade de vida da população em função da fluidez e segurança do trânsito, o que não se vê, no trecho do Pinheirinho ao Atuba", afirmou.
Normas - Conforme decreto municipal, de segunda a sexta-feira, os veículos com mais de sete toneladas estão proibidos de circular no período das 7h às 10h e das 17h às 20h. Nos outros horários, os caminhões só podem trafegar pela faixa da direita.
De acordo com a Urbs, o tráfego de caminhões representa 25% do total de veículos que passam pela via e eles estão envolvidos em 35% dos acidentes que ocorrem na Linha Verde. A restrição ao tráfego de caminhões também atinge outras 38 ruas incluídas na zona de tráfego. Para a Urbs, lembra Jairo Marcelino, apesar de a Linha Verde ter sido construída no trecho urbano da BR-116, a via não é uma rodovia revitalizada, e sim, uma avenida urbana que abriga um eixo de transporte. Para os veículos que não precisam passar pela avenida ou entrar em Curitiba, a alternativa é usar os contornos que existem nas rodovias e foram criados com o propósito de desviar o fluxo de caminhões.
Veículos com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13h de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13h de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central de Curitiba, nos horários entre 9h e 19h30 nos dias de semana e entre 9h30 e 13h de sábado.