Paraná

Vereador propõe controle da população de pombos

03 set 2013 às 17:34

Depois de ter proposta semelhante derrubado em 2011, o vereador Zé Maria (PPS), entrou novamente na Câmara Municipal de Curitiba com um projeto para criação de um programa de controle da população de pombos na capital. O projeto sugere que os pombos sejam tratados e impedidos de se reproduzirem, para que não transmitam doenças para as pessoas.

A primeira proposta havia sido aprovada em plenário em 2011 e enviada a Ducci, que vetou o projeto no mesmo ano. Agora com uma proposta que une ações de universidade e do setor privado, o vereador se diz mais confiante com a possível aprovação.


Na nova proposta, Zé Maria quer que os pombos sejam capturados por profissionais e tratados durante 60 dias com alimentação especial. "Na água que eles vão receber, será colocado um antídoto para que eles não se proliferem depois de soltos", explica o parlamentar. Os pombos tratados receberiam uma marcação para identificação.


Além do tratamento dado aos animais, que se estenderia em toda a cidade, o vereador ainda propõe que a prefeitura faça também uma campanha de conscientização para que as pessoas evitem alimentar os pombos e, dessa forma, não contraiam doenças.

De acordo com Zé Maria, o novo projeto inclui a participação de universidades, que fariam o acompanhamento dos animais, além da captura para o controle da população de pombos. Segundo o vereador, uma empresa já teria mostrado interesse em fazer a alimentação desses animais e evitar que eles cheguem perto das pessoas para receber comida.


Continue lendo