Um vendaval acompanhado de chuva forte por volta de 1 hora da madrugada desta segunda-feira (12) deixou centenas de casas, prédios públicos e empresas danificados em Toledo, cidade de 110 mil habitantes no oeste do Paraná (distante 40 quilômetros de Cascavel). Os principais danos foram registrados no Centro de Exposições e Eventos, onde estava sendo realizada a Expo-Toledo.
Ainda havia visitantes no momento do temporal e pelo menos 10 pessoas precisaram de atendimento médico, mas a princípio, os ferimentos não seriam graves. O show de uma dupla sertaneja havia acabado de terminar."A estrutura de concreto do prédio não foi abalada, mas as barracas, quiosques e o parque de diversões ficaram completamente destruídos", disse o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. "Não sabemos se será possível continuar com o evento. Isso será analisado no decorrer do dia de hoje", disse o prefeito.
Segundo ele, dezenas de árvores caíram na cidade e as regiões mais afetadas foram o Jardim Europa, Concórdia, Carelli, e as proximidades da Avenidas J. J. Muraro e Parigot de Souza e do Lago Municipal.
Prédios públicos
Além de centenas de casas, órgãos públicos também ficaram bastante danificados. "A cobertura dos prédios da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal foram embora com o vento. E as portas da Usina de Conhecimento – localizada no Lago – foram arrancadas, destruindo tudo o que havia dentro do prédio", disse o prefeito.
Ele também contabilizou danos em empresas. "A cobertura de um posto de combustível ruiu e estruturas de construção em pré-moldados foram ao chão", relatou. Apesar dos prejuízos de grandes proporções, o prefeito descartou decretar estado de emergência. "Vamos tentar resolver os problemas com os próprios recursos da prefeitura", disse ao Bonde.
Ventos
O Sistema Meteorológico do Paraná disse que os ventos registrados em Toledo chegaram aos 70 quilômetros por hora; em Assis Chateaubriand, distante 40 quilômetros ao norte de Toledo, os ventos foram ainda mais intensos: 104 quilômetros por hora. Também houve ventos forte e destruição em outras cidades da Região com São Luiz do Oeste e Marechal Cândido Rondon, porém, o contato com a Defesa Civil desses municípios está bastante difícil.
Ocorrências
Relatório da Defesa Civil apontou os seguintes problemas:
TOLEDO
500 residências atingidas;
03 residências totalmente distruídas;
30 quedas de árvores;
04 vítimas com ferimentos graves sem risco de morte;
Houve falta de energia elétrica e serviço de telefonia;
Torre de 60 metros de uma operadora de celular, corre o risco de cair (área isolada);
Em torno de 350 famílias até o momento já receberam lonas para cobertura das residências;
CASCAVEL
60 residências atingidas;
03 quedas de árvores;
Não houve vítimas.
PITANGA
40 residências atingidas;
Quedas de eucaliptos sobre via, contudo, a mesma já foi desobstruída;
Não houve vítimas;
IVAIPORÃ
06 residências atingidas;
Quedas de 12 árvores que atingiram 02 veículos, 03 residências, as demais cairam nas ruas;
Muitos galhos se desprenderam de árvores, ocasionando muita sujeira nas ruas;
Não houve vítimas.
Torre da Telepar, perto da universidade Unipar: casas próximas foram evacuadas