Dados de veículos licenciados no Paraná poderão ser consultados através de telefones celulares da Tim. Através de um número telefônico, os cerca de 1,6 milhão de clientes da operadora -que atua no Paraná, Santa Catarina e em Pelotas, no Rio Grande do Sul- poderão ter acesso a informações de multas ou débitos, alerta de roubo e pontuação na carteira de motorista.
De acordo com o diretor-técnico da Companhia Paranaense de Informática (Celepar), Danilo Scalet, a tecnologia usada para a operação da novidade é simples e semelhante ao da internet. O usuário poderá pedir informações usando até 140 caracteres. A resposta será imediata. Testes realizados pela Celepar demonstraram uma média de um minuto para a disponibilização das respostas via celular.
A Tim e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão disponibilizar um manual com os códigos para todos os clientes da operadora. O Detran programou o envio de uma carta para todos os motoristas cadastrados, ensinando o procedimento para acessar o serviço. O custo da operação será de R$ 0,19. Após 60 dias de uso, será cobrada ainda uma taxa adicional de R$ 0,19 que será destinada ao Detran. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.timsul.com.br.
O governador Jaime Lerner afirmou que o serviço poderá ser estendido a outras operadoras. Basta para isso que haja o interesse das partes.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.