Motoristas de carros estacionados sem credencial em vagas exclusivas para idosos, pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção estão, a partir de agora, sujeitos a multa e remoção do veículo. Curitiba tem atualmente em torno de 7 mil pessoas credenciadas para uso das vagas especiais de estacionamento. O uso da credencial começou a ser fiscalizado nesta segunda-feira (1).
A credencial é obrigatória tanto em áreas privadas - como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo - quanto em área pública, desde que esses locais estejam devidamente sinalizados de acordo com os padrões do Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito.
O credenciamento para uso das vagas especiais é feito pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A com data e hora previamente agendados. Quem tem direito à credencial deve entrar no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), clicando no banner Credenciamento de Vagas Especiais. A credencial vale apenas para moradores de Curitiba.
Multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o uso de vaga especial sem credencial é infração sujeita a multa - atualmente em R$ 53,20 - três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo. A fiscalização é feita por agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs.