Um vazamento de mais de 20 mil litros de óleo lubrificante no pátio de uma indústria em Curitiba, atingiu o Rio Atuba, na região norte da cidade e pode chegar até o Rio Iguaçu. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o vazamento foi de 21 mil litros de neutro pesado, um produto tóxico e inflamável, utilizado na fabricação de óleos de motor.
A quantidade exata de óleo que atingiu o Rio Atuba ainda não foi devidamente esclarecida. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e a empresa Ingrax Indústria e Comércio de Graxas Ltda, onde aconteceu o vazamento, cerca de 6 mil litros teriam atingido o rio.
O acidente aconteceu ontem no pátio da Ingrax, quando o óleo estava sendo transferido de um caminhão para um tanque fixo. "Por falha humana, pois o respiro do caminhão estava fechado, houve o acidente e o vazamento", afirmou o proprietário da empresa, Roberto Mayr. Na mudança, houve um explosão no caminhão tanque.
Representantes do Instituto Ambiental do Paraná e da Defesa Civil reuniram-se com o proprietário da Ingrax no final da tarde. A empresa foi autuada e será multada, mas ainda não foi estipulado o valor. Primeiro é preciso aguardar o recolhimento do óleo para avaliar danos e as causas para depois lavrar a multa.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.