O Parque Ecológico de Cascavel - "Lago Municipal" - foi vítima da ação de vândalos neste final de semana. Na noite de domingo, aproximadamente quinze jovens destruíram cinco postes de iluminação de ferro, recentemente instalados na ciclovia que margeia o lago.
Os vigias, em menor número e que foram hostilizados pelo bando, chamaram a Polícia, que não conseguiu chegar a tempo de prender os vândalos. Outro ato de vandalismo ocorreu, também domingo, na Avenida Brasil, onde foram quebrados vários bancos de concreto instalados recentemente.
Segundo a veterinária responsável pelo Zoológico de Cascavel, Gladis Dalmina, também responsável pelo Parque Ecológico, a ação de vândalos "chega a ponto de causar desânimo". Gladis Dalmina diz que os vigias conseguem conter pequenos atos de vandalismo, mas é necessário "a ajuda da própria população, que pode contribuir denunciando e acionando a Polícia".
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, em setembro, parte dos cem bancos instalados nas avenidas Brasil e Presidente Tancredo Neves haviam sido quebrados por vândalos. Para quebrá-los, os vândalos devem ter utilizado marreta ou pedras. Cada banco tem custo de R$ 200,00.
Outra ação de vandalismo havia ocorrido no Parque Victorino Sartori, no bairro Guarujá. O prejuízo no local foi de aproximadamente R$ 5 mil, além dos danos ambientais.
Também obras de restauração de nascentes d’água no bairro Aclimação foram alvo de destruição. O resultado foram canos quebrados e obras de contenção de desmoronamento destruídas, e o trabalho teve que ser totalmente refeito.
Para denunciar a destruição do patrimônio público, deve ser utilizado o telefone 156, do programa Ouvindo Cidadão, ou o 228-1919 (Sema).