Paraná

Vandalismo provoca acidente de trem

13 out 2001 às 14:08

Três locomotivas e dois vagões de um trem carregado de milho, soja e farelo, da empresa América Latina Logística (ALL), tombaram e outros dois vagões descarrilaram na noite de sexta-feira, no pátio da estação ferroviária da Lapa (71 quilômetros a Oeste de Curitiba). Não houve feridos e nem dano ambiental. Segundo a empresa, o acidente teria sido causado por vandalismo, já que várias pedras foram colocadas no entroncamento das linhas. A ocorrência foi registrada na Delegacia da Lapa e a equipe de segurança da ALL está trabalhando no local, mas ainda não se sabe quem foram os culpados.

''Em conjunto com a polícia, iremos identificar os vândalos, apurar o caso e punir civil e criminalmente quem fez isto'', garante a gerente de relações coorporativas da ALL, Silvana Alcântara de Oliveira. Ela explicou que apenas pela localização em que as pedras foram encontradas se tornou possível concluir com segurança que o acidente foi provocado.


As pedras estavam colocadas estrategicamente nas juntas e aparelhos de mudança de via férrea. Até ontem, a empresa ainda não havia calculado o valor do prejuízo.


O trem BMF 0224, que ia de Maringá (PR) para o Porto de São Francisco do Sul (SC), contava ao todo com três locomotivas e 76 vagões. Quarenta e cinco deles estavam carregados com 50 toneladas de milho cada. Outros 25 continham soja, dois estavam carregados com farelo e outros quatro transportavam contêineres com produtos siderúrgicos.


Segundo Silvana, não houve perda significativa da carga e a linha estava totalmente liberada às 13 horas de ontem. ''A gravidade maior do acidente está no fato dele ter sido planejado, na intenção de alguém em colocar a nossa operação em risco'', afirma.

Leia mais na reportagem de Simone Mattos na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste domingo


Continue lendo