Paraná

Vale do Ribeira fará parte do 'Territórios da Cidadania'

15 fev 2008 às 14:00

As 20 cidades delimitadas pelos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu que fazem parte do Território Cantuquiriguaçu serão beneficiadas pelos Territórios da Cidadania. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará o Programa no próximo dia 25, em Brasília. Os investimentos serão utilizados para incrementar a economia desses municípios, para investimentos em infra-estrutura, incentivo à produção agrícola e estímulo na cadeia econômica local.

De acordo com informações da assessoria de Comunicação Social do MDA/INCRA-PR, no Paraná também foi selecionado o Território Vale do Ribeira. Com a iniciativa, serão ampliadas nesses locais ações de assistência técnica e infra-estrutura para assentamentos, além de programas como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Luz para Todos, Bolsa Família, Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente.

O Programa Territórios da Cidadania trabalha com base na integração das ações do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, em um plano desenvolvido em cada região com a participação da sociedade. Prevê 110 ações nas áreas de apoio às atividades produtivas, acesso a direitos e ações de infra-estrutura, totalizando R$ 9,3 bilhões de investimentos no ano de 2008 em todo o Brasil.

Vale do Ribeira

Apesar de estar situado entre duas grandes regiões metropolitanas (Curitiba e São Paulo), o Território Vale do Ribeira (PR) - formado pelos municípios de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Adrianópolis, Tunas do Paraná, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Bocaiúva do Sul - esteve historicamente isolado principalmente por causa do relevo montanhoso da região.

Dentre as atividades que receberão apoio do Governo Federal, estão a aquisição de equipamentos para beneficiamento de arroz, trituradores de grãos e veículos para gestão local e apoio à produção. Outros municípios como Cerro Azul e Tunas do Paraná também serão beneficiados com a aquisição de veículos e equipamentos de informática para mobilização e formação da rede social na região.


Continue lendo